• CRI, 2011 – Uma aventura extraordinária

    [ 1 of 2 ]

    [ 2 of 2 ]

     

    Primeira parte

    Muralhas da cultura, descubra a china a partir de sua riqueza cultural.

    Caraovente, na última década com a rápido dessa movimento das relações pela trás, os conectados entre a China e o Brasil tem se tornando cada vez mais frequentes, não só em conomia e comercio, mas também em cultura, e nesse processo de estreitamento entre os dois países e povos, muitas pessoas e os organizações estão deixando suas contribuições, o casal chines, agora com nacionalidade brasileira Zhang Yanjun e Xiao Linjie, é um exemplo.

    Zhang Yanjun nasceu 1963, em Shijiazhuang, capital da província chinesa de Hebei, já na década de 1990, ele era um fotógrafo famoso no país, e trabalhava em várias veículos de empresa, porém uma ideia que surgiu em sua cabeça, mudou sua tragetória de vida, ele queria viajar para uma região misteriosa do Brasil, Amazonia.

    -Naquela época teve uma ideia, eu queria fotografar amazonia, e para me, a unica coisa que eu conhecia, era amazonia, uma região com paisagens maravilhosas, e também plantas e animais estranhos.

    Por outro lado, sua esposa Xiao Linjie, trabalhava numa empresa cultural suportada ao ministério da cultura da China, em 1995, ela começou ser condados com a cultura brasileiras, enviando um plano da empresa de convidar um grupo brasileiro de samba para fazer shows na China, e na sua primeira visita ao Brasil, Xiao foi profundamente atraida pelo país Sul da Americano.

    -Naquela visita ao Brasil, viu uma a sociedade com cultura colorida e diversificada, e começar a surgir na minha mente muitas ideias com o objetivo que apresenta-los cultura totalmente diferente a chineses.

    Assim em 2000, o casal chines decidiu ir ao Brasil, no outro lado do planeta, para persegui a sua lindo sonho de fotografia, porém a realidade não era exatamente o que eles imaginavam, nos primeiros anos, em que eles tiveram no Brasil, o casal encontrou dificuldades, e a primeira foi a língua.

    -Após de chegar ao Brasil, encontramos imediatamente uma dificuldade bem grande, se quisemos beber alguma coisa, não sabiamos como falar, se quiser comer alguma coisa, também não sabiamos falar, tivemos até fazer desenhos no papel para explicar aos brasileiros.

    Entre as dificuldades encontradas como a língua, comida, habitação e até as assuntos para o casal, a maior delas, é a falta de reconhecimento, e respeito.

    Zhang Yuanjun disse que quando chegaram ao Brasil, os brasileiros não conhecia bem a china, e quando andavam na rua, os brasileiros achavam que era japoneses ou sul coreanos, mas não chineses, porém a Xiao Linjie disse:

    -Naquela altura, a pesade tantas dificuldades, estamos com uma pensamento bem positivo, porque se teve um sonho bem grande e bonito, todas as dificuldades podem ser superadas.

    São felizes os que tem os sonhos, e se esforçam para concretizá-los, e este casal Zhang Yuanjun e Xiao Linjie, é feliz pois tem sonho de fotografa-los o Brasil e a China, e pro mover o intercambio cutural entre os dois países, e mesmo depois de tantos anos passados, e muitos por ver, eles continuam e continuarão perseguindo este sonho com determinação e dedicação.

    Com caraovente, essa é a primeira parte da história de um casal chines, que ser penha por intercambio cultural, entre China e o Brasil, no próximo programa, vamos continuar a história deles.

    Radio internacional da China, a China de um jeito que você nunca viu.

    Parte II

    Caraovente, durante os 10 anos deste eles chegaram ao Brasil em 2000, o casal chines, o Zhang Yanjun e Xiao Linjie, viajou pelo país, fotografando e filmando. Em uma década, 160.000 kilômetros percorridos, 6.000 horas de vídeo e milhares de fotos, e para o casal, o que alcançaram foi a pouco leiras de filmes documentários, sobre a cultura chinesa e brasileira, além disso, eles ainda organizam atividades para mover o intercambio cultural entre a China e o Brasil, Zhang Yuanjun disse:

    -Após de chega ao Brasil, ficamos ansiosos para ti rouba a cultura chinesa, queremos mostrar aos brasileiros, que a cultura chinesa também é grande, colorida e diversificado, é muito difícil de deixa-los os brasileiros entenderem, então demos que encontrar uma maneira melhor, e mais efetiva para passar a cultura chinesa, e queremos mostrar que a cultura chinesa é vivida, e com tradições, costumes em fim, tudo conteúdo da cultura chinesa está de transmitidas de geração em geração, até hoje.

    Em 2002, o casal criou uma revista bilingue chines e portugues, com nome recursos, o missão complicados há artigos e fotos sobre recursos culturais da China e do Brasil, Além disso, a revista ainda convida os profissionais brasileiros, como escritor e fotógrafos, para escrever os artigos sobre as suas experiências culturais. Ainda em 2002, o casal financiou uma escola de Samba, do grupo há no carnaval de São Paulo, e organizou uma apresentação temática da cultura chinesa.

    E pela primeira vez, os elementos migalhas da cultura chinesa, foi apresentado em desferir do carnaval brasileiro. Nos anos de 20, Zhang e Xiao começaram a preparar um projeto de intercambio cultural, entre a China e o Brasil, encantos de cultura.

    -No inicio projeto não tinha muito conteúdo, apenas dois filmes documentários, um sobre a China, e outro sobre o Brasil, e desse maneira, queremos apresentar aos chineses e os brasileiros, a força influência das duas culturas, para os duas povos se conhecer muito.

    Então com esse objetivo, o casal produziu em 2005, um documentário sobre as culturas etnicas na região montanhosa, do sul do oeste da china, terra privilegiada de mistério, em 2008 produziu um filme com imagem sobre a cultura migratória do Brasil, Poemas de Amor, mas durante a produção, dos dois filmes, surgiram muitas outras ideias, para enriquecer o conteúdo do projeto, assim com ajuda de diversas entidades culturas da China e do Brasil, em esse projeto de intercambio, agora incluir as posições de imagens, episódio de filmes e palestras sobre as duas culturas, e também a públicação de livros.

    Xiao Linjie disse que nestes anos, para as exposições e palestras, já foi organizadas na China e no Brasil, alcançando bons resultados, e pra ela esse projeto merece continuar, de 2000 até agora, já se passaram quase 11 anos, nesse periodo, o casal chines nunca deixou de ser enfeitiçar ao intercambio cultural entre a China e o Brasil, com entusiasmo, energia e dinheiro, fazendo uma retrospectiva, os dois não se repente do que fizeram, Zhang disse:

    -Nós aprendemos que se você conhecer as duas culturas com caracteristicas, únicas e grandes diferenças, será profundamente atraidas, essas culturas faça você deixar tudo de lado, gastar tudo seu pensamento, energia e tudo, não só nós doi, mas esta em algumas brasileiras, estão apanhando nós para o intercambio cultural, entre os dois países.

    Com Caraovente, essa é a história de casal chines Zhang Yanjun e Xiao Linjie, que se digam do intercambio cultural entre a China e o Brasil, muito obrigado pela sua sintonia.